A prévia da população dos municípios com base nos resultados do Censo Demográfico 2022 coletados até 25 de dezembro e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram vistos com preocupação pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, informou que muitos prefeitos do Estado já manifestaram preocupação e contestaram as informações do IBGE.
Os números que o IBGE encaminhou para o Tribunal de Contas da União (TCU), segundo o presidente da AMM, são os principais parâmetros utilizados na hora da distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com isso, muitos municípios poderão ser prejudicados.
Conforme a prévia populacional, com base nos resultados do Censo Demográfico 2022, o município de Araputanga contabilizou 13.538 (treze mil, quinhentos e trinta e oito) habitantes. Em 2021, a população estimada pelo IBGE era de 17.078 (dezessete mil e setenta e oito) habitantes (clique aqui e confira). Uma redução de 3.540 pessoas.
Fraga adiantou que, mesmo sabendo que o IBGE já tenha informado que os recenseadores vão continuar as atividades para concluir o censo até fevereiro de 2023, há uma grande preocupação dos gestores.
Clique aqui e fique sempre informado com as principais notícias da região.
Repasses serão feitos de forma escalonada, conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social)
Crimes foram motivados, principalmente, por términos de relacionamentos e ciúmes, aponta levantamento do MPMT.
A cerimônia de entrega do troféu e certificados está marcada para 14 de março de 2026, no Salão de Eventos da APAE, em Araputanga.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.